Visão sistêmica organizacional.
O que é isso?
Avaliando com profundidade, transformando com propósito
No mundo corporativo, palavras em inglês costumam aparecer com frequência, e uma delas é assessment, que significa “avaliação”. De maneira geral, trata-se de um processo estruturado para identificar competências, lacunas, potencialidades e oportunidades de desenvolvimento em pessoas, equipes ou organizações.
Mas, para a VECLA, o assessment vai muito além disso. Nossa abordagem é 100% sistêmica, o que significa olhar para a organização como um todo vivo e interconectado.
Não se trata de avaliar departamentos, processos ou pessoas de forma isolada, mas de entender como cada elemento interage e impacta o funcionamento geral. Para nós, a empresa é um ecossistema, e cada parte tem seu papel essencial.
Quando uma empresa nos procura com desafios como desengajamento, desalinhamento cultural ou bem-estar comprometido, não vemos essas questões como problemas soltos.
Investigamos mais fundo, indo à raiz para entender de onde surgem e como estão conectadas. Só assim conseguimos promover uma transformação que não apenas resolve os sintomas, mas fortalece a consciência organizacional e capacita empresas e pessoas a tomarem decisões alinhadas com seus valores e objetivos.
A visão sistêmica ajuda as empresas a:
● Evitar soluções simplistas: Ao considerar o todo, é possível evitar ações que resolvem um problema mas criam outro.
● Tomar decisões mais conscientes: Entender as interconexões permite escolhas mais estratégicas e sustentáveis.
● Alinhar cultura e estratégia: Garante que o comportamento das pessoas esteja em sintonia com os objetivos organizacionais.
● Fortalecer a organização: Ampliar perspectivas para que as empresas enxerguem o todo e estejam mais preparadas para lidar com mudanças, crises ou oportunidades.
Algumas ferramentas que utilizamos para fazer um diagnóstico de pessoas
● Assessment de competências:
Avalia as habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores em relação aos requisitos do cargo ou projeto.
● Assessment de potencial:
Focado em identificar preferências e atitudes, como adaptabilidade, criatividade, resiliência e liderança.
● Assessment organizacional:
Analisa a empresa como um todo, explorando cultura, processos e alinhamento
estratégico entre departamentos e pessoas.
● Assessment para liderança:
Avalia líderes ou potenciais líderes, com foco em habilidades como gestão de equipes, tomada de decisão, comunicação e visão estratégica.
Vamos descobrir todo o potencial da sua organização?